Home > Informações Diversas > Razões para adotar um animal errante

Acreditamos que existem inúmeras e boas razões para adotar um animal errante!

Excesso de população animal

 

Anualmente milhares de animais de companhia entram em canis e abrigos em todo o país.

Nenhuma instituição quer sacrificar um animal de estimação saudável e com possibilidade de adoção, mas devido ao excesso de reprodução e falta de espaço, esta é uma inevitável consequência. A única maneira de quebrar o ciclo é a adoção de um animal de estimação errante ou institucionalizado.

Embora a aquisição de um cachorro ou gatinho de um amigo, vizinho, através de internet ou de uma loja de animais, possa parecer bastante inocente e livre, na realidade, pode estar a contribuir para o problema do excesso de população animal através do aumento da procura para a reprodução irresponsável e do aumento de animais indesejados.

A maioria destes animais não está esterilizada, o que também perpetua o ciclo da reprodução. A única maneira de quebrar este ciclo é de não optar por este tipo de aquisição.

 

Custos Reais

 

O custo de adotar um animal de estimação é diferente e sempre inferior ao que pagaria em comparação com a compra de um cachorro de um criador ou de uma loja de animais.

A taxa de adoção dos canis normalmente já inclui a castração ou a esterilização, a vacinação, o microchip e a desparasitação. No entanto deve ter sempre em consideração o espaço, o tempo e os recursos financeiros necessários para cuidar deste animal, na saúde e na doença, indespensáveis ao seu bem-estar durante toda a vida.

 

A escolha

 

Há tantos diferentes cães e gatos á espera de adoção, grandes, pequenos, raças puras e sem raça definida. Escolha um animal com necessidades, com o qual as personalidades se relacionem através do olhar e da empatia, não importa que raça seja.

Não tenha pressa em adotar, observe o temperamento do animal com outros animais e com as pessoas, essa combinação é para sempre. Regra geral os animais de rua são muito dóceis, de aprendizagem fácil, tendem a ter personalidade e temperamento moderado, comportamento mais previsível e muito reconhecidos a quem os acolheu. Frequentemente têm uma vida mais longa e saudável que os cães de raça.

 

Ajude a melhorar a sua comunidade

 

Quando você adota um animal de rua, está a praticar um ato de cidadania e de caridade, contribui para a solução, ajuda a resolver um problema da sua rua, do seu bairro, da sua freguesia, da sua cidade e defende a saúde pública e o meio ambiente.

Ao adotar um animal de rua, está a salvar uma vida, protege-o dos riscos de acidentes, do sofrimento, maus tratos, lutas, fome, e doenças.

Não tenha receio de adotar um animal de rua como animal de estimação, normalmente é uma experiência muito gratificante.

 

Cuidar de um animal de rua

 

Se você não pode, não tem condições para adotar ou não quer levar um animal de rua para a sua casa, pode cuidadr dele dando-lhe carinho, água e comida todos os dias, leve-o ao veterinário se lhe parecer que está doente. Ajude os animais.

 

SALVE UMA VIDA, ADOTE UM ANIMAL DE RUA OU DE UM CANIL

 

SEJA UM CIDADÃO RESPONSÁVEL. OS ANIMAIS, A SAÚDE PÚBLICA E O MEIO AMBIENTE AGRADECEM.